Ontem e sempre, SALDANHA

Hoje, TASSO


1884

PÁTRIA, LIBERDADE E DEMOCRACIA

NOSSO É O DEVER DE DEFENDÊ-LAS!


2015

PRONUNCIAMENTOS DE CAMPANHA

SENTINELAS DOS MARES

Em 25 de abril de 2015, reunimo-nos os integrantes da Associação dos Alunos do Colégio Naval1952 –AACN 1952, para comemorar os 61 anos de ingresso na Escola Naval. A festa foi na própria Ilha de Villegagnon,, sede da mais antiga instituição de ensino superior do Brasil, pois que suas origens remontam a Portugal, transposta que foi pela vinda da Família Real, e ”celula mater” dos Oficiais da Marinha do Brasil.
Logo à chegada, impressiona a proa cinza de pedra, como se fora de um encouraçado, formada pelos altos paredões da quina do Pátio Aspirante Nascimento que olha para a Ponte de Embarcações, com ferro (âncora) e tudo e o indicativo visual “EN”, prontamente notável para quem vem pela estrada que passa em frente à Sala de Estado.
Depois de estacionar meu carro nas cercanias, minha mulher e eu fomos recebidos pelo muito alinhado CAlte. Campos, comandante da Escola Naval, um autêntico cavalheiro que eu tivera o prazer de conhecer no almoço em que fomos ambos recepcionados pela Turma Mendes, que esperava os convidados à entrada do túnel da multissecular fortaleza. Conduziu-nos à Capela de Nossa Senhora dos Navegantes, na parte alta da ilha, um carrinho desses usados em campos de golfe, apreciada novidade para quem já leva tantos anos de vida...
A Missa em memória dos colegas e esposas já falecidos foi muito bonita e tocante. O Capelão dos Fuzileiros Navais que a presidiu deu-lhe toque especial, por executar, ao violão, as músicas da liturgia, cantadas por todos os quase cem presentes. A chamada nominal dos falecidos, 109 colegas e 12 esposas, foi momento de funda emoção, pela memória sentida de cada rosto amigo, lembrado com grande saudade ao ser o nome enunciado.
Depois da comemoração religiosa, fomos todos para o parapeito do Pátio Saldanha, para assistir à Cerimônia do Arriar da Bandeira, ao pôr do Sol. Quantas lembranças e quanta vibração! Forte chuva repentina nos apanhou desabrigados, salvando-nos as marquises continuadas dos prédios da Parte Alta da Ilha, no caminho até o Bar dos Aspirantes, onde seria o animado coquetel.
A velha Escola da nossa formação marinheira está muito bonita, bem cuidada e mais leve que no nosso tempo, cinza clara contrastando com o escuro pó de pedra de quando por lá passamos. Ao entrar no Bar dos Aspirantes, chama logo a atenção um enorme quadro, com a Bandeira do Brasil aos ventos, livre e altaneira, num mastro de navio a pano, possivelmente o “Cisne Branco”, com os versos do Hino da Escola Naval, “Sentinelas dos Mares” ao lado: “SOMOS TODOS DEFENSORES DA BANDEIRA, NOS MASTROS DA VITÓRIA A TREMULAR”. Mais um estímulo vibrante, permanente, para a realização da vocação plena dos Aspirantes de Marinha ao serviço da Pátria!
Todas estas reminiscências servem para dar início a uma exortação que preciso fazer aos jovens Oficiais de Marinha, formados em Villegagnon, para que perseverem nas crenças, lealdades e valores aprendidos no início da vida na Marinha e que precisam ser praticados por toda a existência, como cumprimento do juramento solene, feito diante da Bandeira, de tudo dedicar ao Brasil, inclusive a própria vida, se e quando necessário.
Ser Oficial de Marinha é honra e privilégio. Somos herdeiros e guardiões de uma nobre tradição de dedicação e de serviço à Pátria, na paz e na guerra, sem desfalecimento e sem medir sacrifícios e quaisquer restrições. Constituímos a longa linha branca da virtude, dos uniformes invictos e imaculados com os quais temos defendido a Nação desde a Independência e por todos os conflitos internos e guerras externas da nossa História de povo livre e altaneiro, senhor dos seus destinos. Nossa meritória tarefa é garantir os interesses e os objetivos nacionais do Brasil nos mares litorâneos e nos oceanos do mundo, nos rios, lagos e lagoas de nossa imensa extensão territorial. Para isso, temos de estar sempre prontos e adestrados.
Formamos uma elite pelo mérito, pela formação espiritual, moral, física, intelectual, cultural, técnico-profissional exigente e superlativa. Merecemos, portanto, o respeito da Nação à qual servimos e dos seus líderes e o reconhecimento por tudo o que somos e fazemos, em benefício da Pátria, da sua grandeza e da sua realização plena, em paz, segurança, liberdade e democracia, e da tranquilidade e felicidade do povo.
As Forças Armadas são o povo fardado, sua melhor parcela, aquela que detém o privilégio do emprego violento das armas do Estado em defesa da Nação. Precisamos estar bastante conscientes desse nosso papel único e exclusivo, entregando todos nossos esforços ao aperfeiçoamento constante, para estarmos sempre à altura da Missão a nós confiada.
Os momentos correntes são de incerteza e aflição. Ataques injustos e acusações mentirosas são assacadas contra os militares do Brasil, ao mesmo tempo que agressões inaceitáveis à ordem democrática e ao patrimônio comum dos brasileiros vêm ocorrendo há tempos, juntamente com a paulatina redução dos meios e recursos necessários à defesa. Nada deve esmorecer-nos, porém, nem afastar-nos da trilha da virtude e do cumprimento do dever. Confiemos em Deus e na atitude redentora dos Chefes comprometidos com o Bem Comum e com o futuro radioso para a Pátria. Liberdade e Democracia, paz, direito, justiça, felicidade e abundância haverão de coroar nossos esforços de Patriotas!
Jovens Oficiais, Esperança da Classe, mantende acesos os fogos, abertos os espíritos, fortalecidas as mentes e elevados os corações, seguindo o exemplo de nossos Maiores, os heróis que tanto honraram a Pátria, a Marinha e os botões dourados com âncora dos nossos uniformes invictos! Os velhos chefes, encanecidos no serviço e apaixonados pelo Brasil e pela Marinha, estamos convosco e pretendemos ser exemplos! Segui as águas do guia!
BRASIL, MARINHA, HONRA, GLÓRIA, DEVER, VALOR SEMPRE!

Rio de Janeiro, 14 de maio de 2015
SERGIO TASSO VÁSQUEZ DE AQUINO - Vice-Almirante
Da Academia Brasileira de Defesa e do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil
Candidato a Presidente do Clube Naval pela Chapa Liberdade e Democracia,

Para conhecer-me melhor, meus ideais, propósitos e ideias, peço que acesse o site http://www.cidpereira.adv.br/cneleicao2015.php

VOLTAR  


Desenvolvido por CID PEREIRA, Tel 21 996046650, E-mail: cidcostap@yahoo.com.br